A semente e a terra


É comum ouvirmos que colhemos o que plantamos. Geralmente esse tipo de afirmação vem nos momentos mais exultantes ou na época em que estamos abatidos por uma crise grave. O fato é que nem tudo depende só dá boa semente, muito tem haver com a terra em que semeamos.

Muitas vezes na vida estamos cheios de boas intenções, atitudes nobres, e somos surpreendidos por uma decepção que avaliamos como sem precedentes. Vez por outra até culpamos Deus porque acreditamos não merecer o que nos atordoa.

Então, onde está o problema? A questão é se escolhemos bem o local de se plantar as sementes. Jesus cita isso em uma de suas parábolas: "Eis que o semeador saiu a semear. E quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé do caminho, e vieram as aves, e comeram-na; E outra parte caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda; Mas vindo o sol, queimou-se, e secou-se, porque não tinha raiz. E outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram, e sufocaram-na.E outra caiu em boa terra, e deu fruto: um a cem, outro a sessenta e outro a trinta. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça". (Mateus, XIII, 3 a 9).”

Pois bem, antes de nos perguntarmos o que fizemos de errado, ou porque nos decepcionamos tanto, observemos de forma criteriosa a terra que escolhemos para plantar a boa semente. É importante não jogar todas elas em um só lugar, fique atento se as que já estão crescendo se desenvolvem com plenitude, porque de outra forma é melhor procurar novos ares.

2 comentários:

  1. Anônimo10:16 PM

    Nobre Raymundo,
    o que me deixa MUITO, mas MUITO com raiva mesmo é o fato de você ter em mãos um ótimo assunto a debater, um maravilhoso e plausível ponto de vista, um argumento fenomenal, mas uma preguiça incompreensível de se aprofundar no assunto. Você deixa o seu leitor com um gostinho de "quero mais!", você chama a atenção do seu leitor para com o assunto a ser debatido, mas meio que joga um balde de água fria ao abandonar e dar-se por acabado o assunto. Por favor, pra a alegria do seu leitor (e eleitor! kkk), seja mais amante da leitura, seja mais atencioso com o seu leitor e dê a ele um pouco mais de palavras e pontos de vista pra que ele se delicie com estes belíssimos argumentos!
    Grande abraço, e parabéns pelo seu trabalho!

    Alexandre Bruno.

    ResponderExcluir
  2. Meu irmão Bruno,
    Recebi de algumas pessoas próximas uma intimação para que fizesse uns textos mais breves, e agora vem você cobrando em detalhes o que iria tentar simplificar. É a eterna contradição humana!

    Me comprometo, graças ao seu pedido, que irei escrever de forma variante, sendo as vezes mais prolixo e em outras um pouco conciso. Ou seja, vou procurar agradar a Gregos e a Troianos!

    Grato por sua atenção. Abraço e fica com Deus!

    ResponderExcluir