A dimensão e os passos


Quando queremos chegar a um determinado lugar, primeiro é preciso conhecer o caminho (seja através de um mapa ou não), depois é necessário estar preparado para cada passo que se vai dar, pois não adianta muito imaginar o lugar onde pretendemos chegar ignorando o que se fará indispensável para tal objetivo.

São inúmeras às vezes na vida em que ficamos estagnados diante de um projeto por não darmos o passo inicial. O resto da caminhada é sem dúvida importante, mas nada é tão essencial quanto o primeiro passo. Afinal, jamais chegaremos ao segundo passo sem ter dado o primeiro antes, e dele depende todo o nosso percurso. O inicio da caminhada é a chave, pois se forçarmos demais nossas passadas acabaremos por ficar cansados antes de chegarmos ao nosso objetivo, e ai geralmente paramos. Por isso é indispensável o controle do ritmo que damos ao nosso primeiro passo, dele depende toda a caminhada. Se controlarmos bem todo o processo inicial, da metade para o fim poderemos dar uma arrancada rumo ao que se é almejado.

Observando bem até nas maratonas que vemos na TV é assim: os que começam mais entusiasmos e não medem as conseqüências dos seus passos logo em seguida começam a ser deixados para trás. Já os que desde o começo tem consciência do percurso que os aguarda, são mais moderados e garantem um bom ritmo sem comprometer seu objetivo principal que é a chegada.

O autoconhecimento se faz indispensável para enfrentar os desafios. Ter paciência e conhecer a dimensão de onde se pretende chegar é fundamental, só assim podemos medir os passos, sabendo explorá-los na hora em que mais for preciso. Todos nós possuímos limites e é preciso observá-los com cuidado para não ultrapassarmos o que nos é permitido, nem nos limitarmos quando poderíamos ir mais longe.

Sei que essas medidas já estão vulgarizadas pelo excesso de pregação, mas nunca é demais lembrar que só ficarão no reino das idéias enquanto não dermos o primeiro passo. Quando a chuva cai para todos; planta quem quer. Sementes não faltam...


Nenhum comentário:

Postar um comentário