Transporte Público de qualidade, embarque na ideia!


Os engarrafamentos e a poluição permeiam as cidades de médio/grande porte em nosso país. Estimulado por uma ausência de política pública consistente, os transportes coletivos apenas servem de alternativa para os que estão impossibilitados de seguir por outro meio. Assim sendo, carros e motos superlotam as vias, causando poluição e atrasando a vida de todos, com problemas de saúde que afetam dos pulmões até o psicológico.

Em Campina Grande, a nossa querida Rainha da Borborema, o investimento no transporte integrado surtiu alguns efeitos positivos, no entanto, com o montante investido daria para tornar o transporte em massa bem mais eficiente. Aqui só existe um ponto de integração, ou seja, os passageiros devem se dirigir a um lugar da cidade – largo do Açude Novo -, se quiserem economizar e prezar pela segurança.

Onde está o equívoco e a má aplicação dos recursos públicos em nossa cidade? O grande problema foi no valor e no modelo da integração. A obra custou absurdos 6 milhões de reais e, ao contrário de outros modelos bem mais eficientes, centralizou o local da integração. Experiência bem mais sensata, e prática, foi aplicada aqui bem perto, em João Pessoa, onde a integração é feita através de um cartão que possibilita ao usuário pegar o coletivo em qualquer ponto de ônibus da cidade, poupando tempo e dinheiro, do povo e do erário público, já que um sistema assim não exige a exagerada quantidade em dinheiro vazada do patrimônio de todos.


É preciso repensar a forma de conduzir nossa política de transporte em massa. O Passe Livre, que busca dar gratuidade nos transportes coletivos, aos estudantes da rede pública de ensino, é uma ideia a ser discutida e posta em prática, pois ,além de tudo, possui viés sócio-educacional.

De todo modo, nem só de ônibus se resume o nosso transporte público.  Mototáxis, trens urbanos e a segurança da população se entrelaçam no sentido de proporcionar um sistema público de transporte realmente de qualidade.

Busquemos em lugares que lograram êxito, em seus transportes de massa, o rumo para produzir melhores resultados aqui. Em Toronto, no Canadá, a forma de pagamento, as placas de informações e a pontualidade são fortes estimulantes ao uso desse meio de locomoção.

E não vejo alto custo nisso, apenas é preciso otimizar o gasto, buscando custo-benefício real, ao invés de beleza arquitetônica. Uma central de informações seria de grande valia, monitorando, vinte e quatro horas do dia, as rotas dos transportes urbanos e transmitindo em painéis tais informações. Para isso basta boa vontade do agente público e uma mobilização da sociedade, no sentido de tomar partido nas decisões que lhe afetam o tempo inteiro.

É hora de pegar carona no bonde dos bons exemplos, refletindo e ponderando a forma de melhorar a nossa realidade. Transporte Público de qualidade, embarque nesse debate!

 
Saiba mais sobre o transporte público em Toronto, no Canadá:

 

5 comentários:

  1. MarcusWelby11:31 PM

    Parabéns pelas reflexões. Muito pertinentes.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo2:06 AM

    Lamentavelmente é um assunto bastante interessante a se tratar atualmente em Campina Grande, que vive um verdadeiro caos, não por culpa de A e B, mas por culpa de uma falta de planejamento a longo prazo, políticos que só pensam na próxima eleição.

    Já vou direto ao debate político, entra governo e sai governo, entra grupo e sai grupo, as únicas mudanças que acontecem no transporte público de Campina Grande é aumento de passagens. Diz a lenda que muitos desses políticos recebem consideráveis quantias de auxílio. Mas como é lenda, é melhor deixar de lado.

    Bem, ao começar uma modificação nessa questão do transporte público, principalmente o ônibus coletivos, devemos fazer uma verdadeira limpeza na nossa política, só por desencargo de consciência. Definir regras mais firmes e que de fato sejam cumprida, possibilitar a concorrência entre as empresas, afinal, enquanto tivermos esse monopólio de apenas algumas, não tenho muita esperança não. E a culpa já sabemos de quem é! :)

    ResponderExcluir
  3. Caro Asfora, o transporte público de Toronto é estatal.. você concorda com este modelo? Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Amigo Clovis, defendo um transporte público de melhor qualidade, seja estatal ou privado. A grande questão é a forma de gerir, e esta gerência sendo de qualidade, tenho preferência pelo modelo estatal.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Anônimo9:03 AM

    Parágrafos bons para refletir e se movimentar. Muito bem Raymundo, meu amigo.
    Se na situação tratada o que funciona melhor é o Estatal, de longe, que seja descartado o privado, por ora.
    Abraço [Romero]

    ResponderExcluir