Democracia: Chávez ou a RCTV?

Impressionante o debate, gerado pela Rede Globo, em torno do presidente venezuelano Hugo Chávez acerca da não renovação do contrato de licença para exibição da RCTV, principal meio de comunicação da oposição no país. O que a Globo não mostra aqui no Brasil é o outro lado da moeda, tentando, como “papagaio do império norte-americano” – usando a expressão do presidente bolivariano -, vincular a imagem de Chávez a de um ditador.

Acredito que a maioria de nosso planeta é a favor da liberdade de expressão, e justamente por isso tenta evitar que golpistas cheguem ao poder por meios antidemocráticos e através da censura. Foi exatamente isso que a RCTV apoiou na Venezuela, quando do golpe militar sofrido por Chávez no começo de seu governo. De forma despudorada e antidemocrática, buscou conferir legitimidade a um governo imposto sob o julgo das armas e da repressão, em total desrespeito a vontade popular.

Apesar de tal atitude, Chávez assim que retornou ao poder não retirou o direito da emissora de continuar indo ao ar, esperou que o contrato expirasse e agora não o renovou. Ainda assim, protegeu o povo venezuelano de uma emissora que mostrou não ter compromisso nenhum com o estado democrático.

Agora a TV golpista dá uma de vitima e se diz a favor da liberdade de expressão e do respeito a vontade popular, tentando salvar seu pescoço e manter viva a esperança de desestabilizar um governo referendado pela maioria dos venezuelanos. Logo ela que a bem pouco tempo entrou em rota de colisão com a voz do povo.

Sendo assim agora faço uma pergunta: quem é antidemocrático, Chávez ou a RCTV? A Globo e os Eua apostam em Chávez, e você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário